quarta-feira, 6 de junho de 2012

Aula 06-06

Por fim, basta publicar a pesquisa inicial que fizemos sobre curtas metragens:

Curta-metragem

Curta-metragem, ou simplesmente curta, é o nome que se dá a um filme de pequena duração. A definição de curta-metragem é um filme com duração até 30 minutos, de intenção estética, informativa, educacional ou publicitária, geralmente exibido como complemento de um programa cinematográfico.

Duração

Embora não haja um padrão para o tempo máximo de uma curta-metragem, a maioria dos festivais internacionais de curtas utiliza como referência 30 ou 40 minutos. Para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, nas suas regras para definir que filmes podem concorrer ao Óscar em cada categoria, a curta-metragem é definido como um filme com no máximo 40 minutos incluindo créditos finais.

História

O termo inglês equivalente a curta-metragem ("short film") começou a ser utilizado nos Estados Unidos na década de 1910, quando grande parte dos filmes começava a ter durações cada vez maiores.

O género que mais utilizou o formato de curta-metragem foram as animações. Ainda hoje há muitos filmes com ação ao vivo (live-action) e de animação produzidos como curta-metragem, havendo inclusive um prémio dos Óscares para cada tipo.

Formato bastante difundido e em expansão no Brasil desde os anos 70, a curta-metragem é também adotada em documentários, filmes de estudantes e filmes de pesquisa experimental.

            Realização de uma curta-metragem
            Passos a seguir para a elaboração de uma curta-metragem:

1) Escolher o equipamento, algo que grave em formato de vídeo. Conferir bem se a sua câmara é compatível com o seu aparelho de DVD ou equipamento de edição.

2) Aprender alguns comandos, e teste o modo como o seu equipamento de gravação funciona. Aprender como começar e parar de gravar, acelerar para frente, voltar para trás, repetir a cena e qualquer outra coisa que possa ser necessário. Guardar os efeitos especiais para o seu segundo ou terceiro projeto.

3) Escolher um assunto —qual o tema sobre o qual será o filme? Pensar sobre quem, o quê, e onde quer gravrar. Pense numa ideia básica para uma história. Se estiver com dificuldades nisso, ler contos para se inspirar.

4) Escrever um guião. Desenvolver as personagens com diferentes personalidades; o filme não será interessante se todos agirem e falar do mesmo jeito.

5) Desenhar um storyboard, ilustrando os planos que planeia usar. Não devemo-nos preocupar em segui-lo perfeitamente. Um storyboard é apenas um bom meio de planear pensamentos/ideias no papel, e uma excelente forma de ver se consegue exprimir uma ideia “visualmente” ao invés de precisar que os atores comuniquem verbalmente o conceito geral da história. O espectador em primeiro lugar vai ver; em segundo, ouvir.
6) Encontrar pessoas que não estejam ocupadas, e estejam dispostas a trabalhar no filme

7) Editar o seu filme. Muitas câmaras fazem uma edição básica, e algumas são capazes de fazer efeitos especiais. Aprender como editar e juntar cenas da filmagem, e acrescentar música ou narração ao vídeo.

Dicas:

- Escreva uma ideia curta do tema sobre o qual pertende fazer um vídeo. Pode ser qualquer coisa entre um parágrafo e um guião completo.

- Faça as escolhas da sua produção baseadas nas suas necessidades. Se tem um orçamento pequeno, escolha como tema algo que aconteça à sua volta todos os dias. Não se esqueça de que também pode usar fotos e imagens paradas no vídeo.

- Não se esqueça de gravar narrações e outros sons como parte integrante da sua filmagem. Pode também usar vídeo e áudio independentementes.

- Tenha o cuidado de rever a gravação após cada take.

- Existem leis contra o uso de imagem de pessoas e de certos lugares sem permissão. Pergunte sempre aos indivíduos, ou ao dono ou administrador de um edifício ou local, se de lhe permite a gravação, deve dizer lhe quais as finalidades do seu vídeo. Como proteção adicional, peça-lhes para assinar um documento escrito.



Objectos que serão indispensáveis:
- Câmara de vídeo e gravador de áudio.

- Atores e atrizes ávidos para trabalhar.

- Um programa de edição e um computador.

- Permissão por parte dos entrevistados, atores e extras.

- Uma ideia para a sua história.

- Caneta e lápis.



Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Curta-metragem
http://dicasderoteiro.com/2010/02/25/como-dirigir-um-curta-metragem-2/

Sem comentários:

Enviar um comentário